Aula 01 - Resenha do vídeo “A Verdadeira Historia da Internet”

Assista os quatro vídeos da seria “A Verdadeira Historia da Internet” do Discovery Channel, crie uma resenha no máximo de 30 linhas sobre os vídeos e publique-a nesta página.

Obs.:
- Esta atividade é individual, tome atenção que não pode ser copiada de outro acadêmico.
- Para publicar é obrigatório informar seu nome completo e email válido.
- A entrega será para próxima aula.
- Caso não saiba fazer uma resenha acesse este link “Como elaborar uma resenha"

Parte 1: Guerra dos Browsers – A ascensão e queda do Netscape e sua batalha contra a Microsoft.

Parte 2: Pesquisa – A ascensão do Google e do Yahoo.

Parte 3: Bolha – A quebra das dot.com e a base da internet — Amazon e Ebay.

Parte 4: O Poder das Pessoas – Tecnologia peer to peer, web 2.0 e redes sociais.

  • Artur Barz

    Postado em 2012-09-05 09:43:55

    A disputa entre Microsoft e Netscape...Um conflito épico que me rendeu as seguintes indagações: "A microsoft agiu de acordo com os valores definidos pelo Liberalismo?". Se a resposta for sim, significa que a doutrina defende que uma empresa deve estabelecer uma ditadura no meio em que atua, uma ditadura q possibilita com que a empresa controle todo o monopolio. Para atingir esse fim, ela deve agir até inescrupulosamente, pois não há regras para atingir seus fins. Ela venceu a guerra contra a Nestcape encontrando meios para cortas suas provisões e linhas de suprimentos, em ataques fortivos e indiretos. Com a morte da Netscape, acredito que sem a intervenção estatal, a Microsoft controlaria o monopolio de computadores e tecnologia, o que imposiblitaria que google, yahoo, e outras empressas existisem, graças ao capitalismo predatório, a qual a Microsoft se engajava.

    A questão do compartilhamento de dados já é um batalha mais recente, em que de um lado atuam forças reacionárias e conservadoras, e de outro lado, atuam forças que focam no compartilhamento incondicional e livre. Faz algum tempo em que estas duas forças distintas brigam entre si, e só a superação de um pelo outro pode dar fim a este conflito dialético. Recentemente, o mundo conheceu um caso que se asemelha com o caso napster: o caso Megaupload. O FBI conseguiu suprimir o maior site de compartilhamento da terra, o que representou uma importante vitória para as forças opostas do comportilhamento de dados. Depois da morte do Megaupload, as outras empressas do mesmo ramo, temendo ter o mesmo destino do Megaupload, se tornaram mais severas quanto há fiscalização aos arquivos que são compartilhados em seu cerne.
    Talvez, esse tenha sido o primeiro contra-ataque das forças reacionárias, visando suprimir, aos poucos, o mundo que a Napster criou. Mas acredito que é uma batalha que irá se arrastar por muitos anos, até houver uma especie de armisticio entre ambas partes, ou, como dito anteriormente, uma parte suprimir a outra. Assim, então, o conflito encontrará seu fim, sua sintese, sua superação. Até lá, espero ter baixado o suficiente.

    Responder ao comentário

  • Gabriel Ranghetti

    Postado em 2012-08-22 13:36:56

    Desde o surgimento do computador o ser humano vem evoluindo muito no aspecto da informação, pois tudo foi com base em adquirir informação de qualquer forma possível, já que era na época da guerra em que os primeiros “PCs” surgiram. Mas na década de 1960 surgiu a tão conhecida internet, com o intuito de ser uma rede de informações entre os militares americanos. Passou anos e a internet tornou-se pública, e com isso, Tim Berners-Lee criou o primeiro navegador chamado WorldWideWeb, que só exibia textos, pensando nisso outro “cidadão” criou o Mosaic, o primeiro navegador web com interface gráfica, isso em 1993, vendo a popularidade do seu navegador aumentar, decidiu se demitir da NCSA e fundar a famosa “ou nem tanto” Netscape, e criou outro navegador chamado de Netscape Navigator em 1994, e ficou muito conhecido.
    A Microsoft que era praticamente líder quando o assunto é informática, se sentiu ameaçada, e com razão, pois estava ficando para trás em relação à navegação web, vendo isso tentou adquirir ações do Netscape que já se sentia superior e negou a proposta, com isso a Microsoft ficou furiosa e decidiu criar seu próprio navegador web, o Internet Explorer, começando assim a “Guerra dos Browsers”, que teve como resultado a Microsoft ganhando.
    Com a internet ainda crescendo surgiu outra necessidade, a da pesquisa rápida de informações, surgiu então a Yahoo e a Google, sendo a última a pioneira nesse assunto de pesquisa, assim abriram-se portas para ganhar dinheiro através da internet, sites como Ebay e Amazon que não perderam tempo e usufruíram dessa ferramenta e hoje ganham muito dinheiro pela própria internet.
    Com o tempo Surgiu então a WEB 2.0, e com ela o compartilhamento de arquivos e informações entre as pessoas se tornou possível e muito fácil, foi daí que apareceram as primeiras redes sociais, que são muito usadas pelas pessoas pela sua interatividade e comunicação. Com todos esses avanços a internet está se tornando cada vez mais indispensável no nosso dia-a-dia.

    Responder ao comentário

  • Evandro Souza Lopes

    Postado em 2012-08-15 10:45:59

    A Verdadeira História da Internet
    Tim Berners-Lee em 1990 criou o primeiro navegador chamado WorldWideWeb que exibia somente textos. Porém em 1993 Marc Andreessen criou o Mosaic, que era o primeiro navegador gráfico. Logo após ver a popularidade do navegador aumentar, demitiu-se da NCSA para fundar a Netscape Communications Corporation, onde o navegador ganhou o nome de Netscape Navigator em 1994, tornando-se o navegador mais popular em 1995.
    Vendo a crescente popularização da internet, a Microsoft tentou adquirir os direitos do Netscape. Porém com a negativa na aquisição, criou seu próprio navegador, o Internet Explorer originando a chamada “Guerra dos Browsers”. A Microsoft disponibilizou este navegador incorporado ao Windows 95, o que proporcionou uma preferência dos usuários por este, pois não necessitavam conectar à internet para baixar o navegador, levando a Netscape praticamente à falência, sendo adquirida pela AOL posteriormente. A Netscape processou a Microsoft por tentativa de monopólio de mercado, tendo ganho de causa.
    Com o crescimento do número de usuários e sites, ficou claro a necessidade de realização de buscas de assuntos. Com esse pensamento David Filo e Jerry Yang em 1995 criaram uma ferramenta de busca e batizaram-na de Yahoo. Com a boa aceitação desta ferramenta, Larry Page e Sergey Brin viram ali uma oportunidade de criar um mecanismo diferenciado de buscas e em 1996 criaram o Google. Esta nova ferramenta logo desbancou o Yahoo e tornou-se a maior ferramenta de busca devido à rapidez e forma de apresentação de seus resultados.
    A partir daquele momento, foi vista a possibilidade de ganhar dinheiro com a internet. Foi então onde a Amazon e o Ebay criaram um modelo de comércio pela internet, modificando e facilitando o modo de como as pessoas realizam vendas e compras de produtos.
    Posteriormente uma nova revolução ocorreu, com o surgimento de compartilhamento de arquivos e redes sociais criando uma nova era na internet denominada “WEB 2.0”. Nessa era a contribuição dos usuários determina como é construída a internet e é a tendência atual.

    Responder ao comentário

  • Carlos Alexandre Fuechter

    Postado em 2012-08-14 22:49:22

    Título da resenha: O mundo da internet

    Hoje em dia, literalmente a internet faz parte do direito humano, quanto é que já foi até declarado pela própria ONU, sendo também considerado uns dos meios de comunicação mais incrível criado na história da humanidade.

    Sobre a guerra dos navegadores chega a ser engraçado por um momento, por que nos dias atuais a mesma guerra já não é mais pelo mesmo motivo da época que é representado no documentário, simplesmente era guerra de poder, onde espalhava para a comunidade e todo mundo saía usando algum navegador, que era no caso da Microsoft querendo popularizar o Internet Explorer, e a briga que acontece nos tempos atuais é por suporte, onde um navegador suporta tal tecnologia ou e outras não, sendo assim cada curto período é lançado uma nova versão. Mas toda essa briga é saudável para a comunidade, por que sempre vai está saindo uma coisa nova, afinal de conta monopólio nunca foi uma evolução.

    Em relação ao mecanismo de busca, a Google algo simples, mais altamente poderoso, o que ela fez, é inserir e distribuir informação sem depender de alguém para inserir a mesma, o que foi uma das falhas da Yahoo, e realmente o que seria do mundo da internet sem um mecanismo de busca como da Google hoje em dia?

    E hoje em dia que tantas evoluções e briga de mercado, a internet se expandiu muito na comunidade, quanto para resolver coisas pessoais, fazer negócios, entretenimento e diversas outras coisas, se tornando literalmente algo fundamental dentro da sociedade.

    Responder ao comentário

  • Wellinton Filipe da Silva

    Postado em 2012-08-14 21:45:06

    A Internet foi algo que começou a dar explosão de novas ideias na área tecnológica, e teve muitas brigas de mercando entre concorrentes dos navegadores de internet. A qual deu espaço a mudanças e hábitos de como o ser humano vivia e tratava suas coisas do dia a dia. No inicio era uma grande fonte a onde você pesquisava informações. Passar algum tempo a internet começou a mudar suas características ao invés de somente você pesquisar, você poderia dar e contribuir informações para esse rede tão grande que conhecemos hoje. E com todas essas possibilidades começou a surgir algo ainda mais diferente, começamos a comprar produtos pela internet, começamos a ouvir musicas e até mesmo assistir vídeos que já mais tínhamos pensando que existiria essa possibilidade através da internet. E ainda faltava algo para as pessoas se comunicarem através da rede, então surgiram as primeiras redes sociais como Myspace a qual da oportunidade de você ouvir musica de suas bandas preferidas e te deixa perto dos integrantes da mesma e das pessoas que curti o mesmo tipo de musica, assim podendo criar novas amizades e um novo ciclo de amigos. E, além disso, não precisamos mais ir a uma loja de musica e comprar um CD porque gostamos somente de algumas delas. Hoje temos a possibilidade de efetuar download somente daquelas musicas que realmente gostamos, assim mudando totalmente nosso estilo de ouvir musica e adquiri-las. Depois surgiram as redes sociais como Orkut e o Facebook, as quais deram mais explosão de vários e vários ciclos de amizades até nos dias atuais. E muitos desses negócios citados a cima abriram seu capital, mais nem uma delas consegui se dar bem com essa ideia, mais eles e o mundo apostava nessas ideias. Enfim todas essas tecnologias originada da internet mudou o nosso entretenimento, nossa maneira de estudar, nossa maneira de pagar contas financeira, de efetuar compra, de relacionar com pessoas.

    Responder ao comentário

  • Jeferson de Pontes Pedroso

    Postado em 2012-08-14 21:30:50

    A internet surgiu como simples linhas de texto, e que vem sendo utilizada até os dias de hoje. A Netscape desenvolvida por jovens estudantes e com o investimento certo passou a desenvolver um Browser onde mudaria a história da internet. Ela chamou a atenção da Microsoft, sabendo disso ela fez de tudo para poder acabar com a Netscape, entrou em contato onde até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu na reunião. Com todos esses acontecimentos a Netscape entrou com um processo contra a Microsoft por estar interferindo na venda de seu Browser, nessa guerra a Microsoft desenvolveu a sua Internet Explore que é utilizado até hoje.
    Nessa era da internet como buscar, como pesquisa? Para onde Navegar? Apareceram duas grandes empresa a Yahoo e Excite. Tudo começou na Universidade de Stanford, onde dois alunos começaram o desenvolvimento do chamado buscador “Yahoo”, mas para isso dar certo precisavam de investimento e buscaram através de anúncios no seu buscador. Nesse tempo foram aparecendo novos buscadores onde apareceu a Excite, onde se tornou uma competição entre elas, logo em seus caminhos apareceu a Google um buscador. Saíram da Universidade e foram em busca de verbas no Vale do Silício, mas não foi fácil, entretanto conseguiram o seu investimento, também atras de anúncios no buscador. O Google fez um sistema semelhante a da Overtwo onde gerou até processo, mas logo se entenderam e a Google incrementou essa ferramenta, no decorrer do tempo a Google foi se tornando cada vez melhor.
    Uma nova era que mostra como compramos e vendemos nessa, onde se destacam duas Empresas grandes a Amazon.com e o EBay surgidas na década de 90 onde tiraram grande proveito através da internet. O amazon.com com Jeffrey Bezos e a Ebay por Pierre Omidyar onde buscavam o mesmo conceito de venderA amazona.com buscou cada vez mais crescimento e três palavras eram essências “Cresça muito rápido” dita por Jeffrey Bezos. Tanto um como o outro buscaram investir em ações e com isso conseguiram ficar cada vez mais ricos. A sociedade passou a entrar nessa bolha, cada vez mais empresas apareciam no comercio eletrônico, com o avanço da tecnologia entrou época da fibra óptica para ter mais banda de acesso rápido. O Wall Street e Vale do Silício ajudaram nessa bolha, para acabar com a bolha elevaram os juros, com isso empresas foram desparecendo, inclusive a amazon.com sofreu com isso, mas foi conseguindo manter-se. A Amazon.com e o Ebay foram às únicas que se destacaram e mostraram que conseguiram manter-se apesar da bolha estourar.
    Como vemos a rede mudou o mundo e suas sementes foram espalhadas, mostra um pouco da Revolução da Web. 2.0 e de como as pessoas foram se adaptando e contribuído com tudo isso, tirando proveito dessa o Digg, Youtube, Facebook foram se espalhando. Eles não surdiram de repente, continuaram a semeada feita pela época da musica pela internet, o mp3. Com isso surgiu o Napster criada por Shawn Fanning onde teve uma explosão enorme, mas com isso teve problemas por ser ilegal, logo se acabou e nesse meio a Apple tirou proveito e criou a Apple Store, logo outras empresas aproveitaram a semeada e foram criando novas áreas e vimos como o poder do usuário ajudou e muito no crescimento.

    Responder ao comentário

  • Ricardo

    Postado em 2012-08-14 21:03:34

    A verdadeira história da internet

    “Eu amo internet!” Essa frase receberia milhares de “Curtir” no Facebook, Youtube e outras muitos sites da web. Estamos na era “social” onde tudo pode ser compartilhado com todos, em um ponto que nem Marc Andreessen, o criador do Netscape imaginaria. Onde Bill Gates não é tudo “aquilo” e qualquer pessoa pode a qualquer momento desbancar todos os outros com uma ideia nova - a exemplo de Mark Zuckerberg, criador do Facebook. A cada ano o número de adeptos à internet e às rede sociais aumenta, levando consigo todo o comércio eletrônico (computadores, smartfones, tablets, televisores e todos os outros gadgets com acesso a internet) e publicitário (banners, propagandas, anúncios online). Após as batalhas, críticas, processos judiciais e proibições estamos aparentemente em paz.

    Responder ao comentário

  • Thiago gerrmano

    Postado em 2012-08-14 16:24:13

    Nos anos 90 ,começou no vale do silício a era da internet com uma luta de quem controlaria o futuro da redes emergentes
    Em 1993 Andreesen postou o moisac o software se espalhou para milhão de usuario em 9 meses.
    Em 1975 Bill e Pool arley, foi o fundador da microsoft a mais lucrativa de todas.
    Jim Clark pensou em abrir uma nova empresa de sofware com diferentes tipos de mídias e tecnologia digital. Em 1994 lançou o novo navegator em pouco tempo
    a era da internet havia começado.
    Netscape estava na liderança da navegação da internet. Ate Bill começa um duelo para ver quem tornaria força dominante no mundo da web.
    A Microsoft criou a internet explore devido o aumento de seus usuarios, foi o fim da navigator.
    Embora a microsoft tenha vencido a guerra do navegador, a revolução da netscape deu luz a uma nova geração de iniciantes.
    Tudo começou no concurso da liga de basquete, Yang e Filo, competiam com outros alunos de outros departamento para ganha vantagens eles usavam
    tecnologia da internet e outros alunos os jornais do dia seguinte.
    depois da ascensão da internet, podemos disse que havia muitas informação nela, era muito dificil pesquisa o que desejasse.
    para facilitar a vida dos usuarios a empresa como Yahoo e o google surgiram como sites de busca.
    A internet hoje esta muito acessível para compra,venda ,videos e fotos etc...
    hoje em dia sem internet ficará um pouco dificil para nós, apensar que fazemos quase tudo nela.
    na epoca com o Ebay e Amazon que é um software de leilão da internet como Mercado Livre, com eles vc podia compra, vender e trocar sem sair de onde vc estivesse.
    Com a criação da web 2.0,obtvemos o digg(noticias) e youtube(videos) e o facebook entre outras rede sociais passaram a valer bilhões de dolares.

    Responder ao comentário

  • Carla Demarchi

    Postado em 2012-08-14 13:26:22

    Documentário: A verdadeira História da Internet.

    A internet, no momento em que você lê este texto, milhares de pessoas em todas as partes do planeta Terra estão conectadas a internet, se comunicando, trocando arquivos, buscando informações, comprando ou até mesmo derrubando um sistema bancário de um país qualquer.
    De fato, a internet se tornou parte de nossas vidas, nos tornamos dependentes dela, e hoje um gigantesco número de informações pode ser encontrado lá.
    Mas no inicio a internet não era assim tão desfrutada como nos dias de hoje, e nem continha tantas informações. O seu crescimento foi surgindo com o tempo, e durante esse tempo ocorreram “batalhas” das grandes empresas tecnológicas – algumas nem tão grandes assim – mas tudo começou com os browsers, e com uma empresa chamada Netscape.
    A Netscape teve a grande ideia de criar um browser, eles começaram a ganhar sucesso, e estava indo bem, até que a Microsoft entra na em cena. A insegurança e o poder não só tecnológico, mas também financeiro da empresa de Bill Gates, fez com que a Netscape começasse a perder todo o seu brilho. A tacada da Microsoft foi oferecer o seu navegador Internet Explorer no pacote do sistema Windows, assim os usuários não precisavam sair em busca de outro navegador, praticidade ou não, hoje o navegador ainda é muito usado e a Microsoft ainda é dona do Monopólio de Sistemas Operacionais.
    Depois dessa “batalha”, “guerra”, ou apenas mais um passo tecnológico histórico que favoreceu a humanidade e os browsers, ainda não tínhamos tantas informações, ou ao menos uma ferramenta que pudesse organizá-la da melhor forma possível. A solução teve seu inicio durante um jogo de basquete, onde dois amigos tiveram a ideia de criar um site de buscas, depois de pouco tempo surgi o Yahoo.
    Com o mercado aquecido e a internet ganhando o mundo o Yahoo ganhou fama, mas que teve o inicio do seu declino com o surgimento de outra grande ferramenta de busca, a Google.
    Muito mais eficiente, a Google foi com o tempo ganhando o mundo, e tomando o lugar do Yahoo, que hoje luta de várias formas para não ter sua empresa falida.
    Outras empresas como a Ebay, Amazon, e entre inúmeras outras começaram a surgir, facilitando o comercio pela internet.
    E chagamos a onde estamos hoje, com as grandes empresas competindo todos os dias, e a internet se encontra presente em praticamente todos os lugares do mundo, conectando cada vez mais as pessoas com o mundo.

    Responder ao comentário

  • Jefferson Coelho

    Postado em 2012-08-14 12:42:42

    A verdadeira história da internet

    “A verdadeira história da internet” é um filme em forma de documentário que conta a história da internet desde seu início, quando era utilizada apenas por estudantes, engenheiros e pessoas que tinham conhecimento sobre computadores. Sua ascensão com a empresa Netscape,, até os dias atuais, onde qualquer pessoa sem muito conhecimento sobre computadores pode acessar e usufruir da internet. O documentário também fala sobre empresas que hoje são referencia na internet como Google, Yahoo e redes sociais e como seus serviços foram revolucionários para a internet se tornar a ferramenta que temos hoje.

    A internet se tornou conhecida de forma súbita os fundadores da Netscape tiveram a ideia de construir um navegador que fosse da uso fácil e intuitivo, tornando a intenet algo mais fácil de se usar, e conseguiram, construíram um navegador muito mais ágil e fácil de usar do único que existia até então, o Mosaic. Com o lançamento de seu navegador o Navigator, da noite para o dia já haviam milhões de pessoas utilizando o navegador da Netscape, dando monopólio absoluto para a empresa sob a internet.

    A Netscape já havia nascido com uma rivalidade contra a Microsoft que declarou que iria tirar a Netscape do mercado, e o fez, lançando a primeira versão do conhecido Internet Explorer e basicamente obrigando os usuários do windows, que era o sistema operacional mais usado na época e hoje em dia, a utilizarem o internet explorer. Basicamente em função dessa estratégia a Netscape, uma empresa já milionária foi tirada do mercado da internet.

    Após a ascensão da internet, como já havia muita informação nela, era um grande problema encontrar o que se precisava, devido a este problema empresas como a Google e a Yahoo apareceram, com uma ideia revolucionária, seriam os sites de busca. No começo organizar toda essa informação era um trabalho muito braçal, vários programadores passavam o dia entrando em sites e os organizando por categorias. Com o passar do tempo essas empresas foram se organizando de forma a trazer o que se procurava de forma cada vez mais eficaz.

    Porém um problema ainda não solucionado na época era como fazer desta ferramente absolutamente necessária e útil para os usuários da internet render dinheiro as estas empresas. Foi então que, por exemplo a Google, utilizou a ideia de um empresário da região, que seria a venda de palavras chave digitadas na pesquisa, ou seja, a mesma ideia utilizada em listas telefônicas, a partir daí essas empresas deslancharam e ganharam muito dinheiro.

    Com o passar do tempo a internet foi ficando cada vez mais dinâmica e já se podia fazer quase tudo nela, surgiram vária empresas de compra,venda e troca, como Mercado Livre, Amazon, etc., que permitiam as pessoas comprarem o que desejavam sem sair de casa, simplesmente utilizando o computador. E finalmente as hoje em dia tão conhecidas redes sociais, onde é possível compartilhar informações com outras pessoas, compartilhar vídeos, fotos, jogar, e fazer uma porção de coisas envolvendo as pessoas conectadas a uma mesma comunidade.

    A internet ainda é bastante nova e já é algo indispensável para as pessoas ,com toda certeza ela ainda trará muitas surpresas revolucionárias ao mundo em que vivemos.

    Responder ao comentário